Alagoinhas sedia evento da Câmara Técnica de Turismo Caminhos do Sertão - Alagoinhas FM

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Alagoinhas sedia evento da Câmara Técnica de Turismo Caminhos do Sertão

Alagoinhas sedia evento da Câmara Técnica de Turismo Caminhos do Sertão

O Prefeito Joaquim Neto participou na manhã desta terça-feira (29) do encontro da Câmara Técnica Caminhos do Sertão, realizado na Fundação Iraci Gama (FIGAM), no qual o estatuto jurídico da entidade foi aprovado por unanimidade. O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) contou com a participação do diretor de regulação dos serviços turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR), Divaldo Borges, o coordenador geral da câmara, Getúlio Andrade e os secretários de turismo das 15 cidades integrantes.
As câmaras das zonas turísticas são entidades de governança que tem por objetivo articular o desenvolvimento do setor junto aos municípios participantes. Esse trabalho inclui a elaboração dos planos de desenvolvimento do turismo e o acompanhamento dos projetos de turismo nas cidades. “Integrar a ‘Caminhos do Sertão’ é uma ótima oportunidade para trocar experiências e fortalecer a nossa cultura e nosso calendário turístico. Alagoinhas é uma cidade rica em história e queremos trazer reconhecimento para cá”, comentou a vice prefeita e secretária de cultura, esporte e turismo, Iraci Gama.
Alagoinhas foi escolhida para sediar o evento por participar ativamente das articulações da câmara e pelo potencial turístico e econômico que apresenta. Atualmente, a Prefeitura pleiteia a entrada de Alagoinhas na entidade, formada pelos municípios: Adustina, Aramari, Araci, Banzaê, Canudos, Cipó, Conceição da Feira, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itapicuru, Irará, Monte Santo, Santa Bárbara, Sítio do Quinto e Tucano.
De acordo com o Prefeito, a entrada do município no processo de atualização do Mapa Turístico da Bahia é um importante passo para o fomento de diversas atividades econômicas da região. “Posicionar Alagoinhas como destino turístico será um grande legado da minha gestão, pois sabemos que a cidade tem um grande potencial histórico, natural e gastronômico a ser explorado”, explicou. “Hoje é muito importante que a cidade tenha um calendário turístico forte, pois o turista traz investimento em hospedagem, alimentação, artesanato e diversos outros serviços que a nossa população tem a oferecer”.
Através da inserção de Alagoinhas no roteiro do Ministério do Turismo, a cidade terá a possibilidade de participar de processos de chamamento do Governo Federal, que concedem recursos em diversas frentes ligadas à atividade turística, a exemplo da infraestrutura. “Alagoinhas está 99% dentro do novo mapa, ficamos muito felizes em notar esse interesse por parte da atual gestão do município, pois se trata de uma cidade que transpira cultura”, afirmou o diretor da SETUR, Divaldo Borges. “Estamos acompanhando todo o processo e vemos que tudo tem sido tratado com muito profissionalismo e empenho, por isso acredito que muito em breve essa demanda será atendida junto ao Ministério do Turismo”.
O empenho no ingresso da Câmara Técnica Caminhos do Sertão soma-se a uma série de ações de articulação que a SECET vem desenvolvendo para fortalecer o protagonismo turístico de Alagoinhas, a exemplo da participação da vice prefeita, Iraci Gama, no encontro da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (ANSEDITUR), em agosto.
Fotos: Roberto Fonseca/SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário